ITS

Sistema de Tráfego Inteligente - ITS – (Intelligent Traffic System) trata-se de uma aplicação avançada que incorpora inteligência e visa fornecer serviços inovadores relacionados a diferentes modos de transporte e gerenciamento de tráfego. Permite que vários usuários estejam bem informados e se tornem mais seguros e coordenados para o uso inteligente das redes de transporte.

Embora a ITS possa se referir a todos os modos de transporte, a diretiva da União Europeia 2010/40 / UE, elaborada em 7 de julho de 2010, definiu os sistemas ITS são as tecnologias de informação e comunicação mais aplicadas no campo do transporte rodoviário, incluindo infraestrutura, veículos e usuários, e na gestão de tráfego e gerenciamento de mobilidade, bem como para interfaces com outros modos de transporte. O ITS pode melhorar a eficiência do transporte em várias situações, ou seja, transporte rodoviário, gestão do tráfego, mobilidade, etc.

Muitos dos sistemas ITS propostos envolvem vigilância das estradas, que é uma prioridade da segurança. Além disso, estes sistemas podem desempenhar um papel fundamental na rápida evacuação em massa de pessoas nos centros urbanos após graves acidentes, como resultado de um desastre natural ou ameaça.

A alta densidade populacional pode ser apoiada por um sistema multimodal de caminhadas, transporte de bicicletas, motocicletas, ônibus e trens. Neste sentido os sistemas ITS podem desempenhar o papel de gerenciamento de tráfego nas cidades inteligentes ou Smart Cities.


  • Localização

  • Avenida Antártico, 381, 14°andar
  • São Bernardo do Campo, São Paulo - SP
  • CEP: 09726-150