top-banner-acura-18-01_0003_top-banner-noticiais A ACURA é a pioneira no mercado de Identificação por Radio Frequência (RFID) no Brasil e América Latina, e tem desbravado com sucesso, desde o final dos anos 90, a sua adoção em larga escala nos mais diversos setores da economia, da mineração à siderurgia, da agricultura ao processamento de alimentos, da logística ao varejo, do transporte à cadeia de distribuição, do controle de acesso ao gerenciamento de ativos.

A ACURA ainda tem forte presença no setor de ITS (Intelligent Transportation Systems), liderando no fornecimento de leitoras RFID para sistemas de pedágio. Promotora de novas tecnologias, inovadora, ágil e com foco na viabilidade dos projetos de vanguarda.

Noticias

Noticias

blog-live-events A ACURA é a pioneira no mercado de Identificação por Radio Frequência (RFID) no Brasil e América Latina, e tem desbravado com sucesso, desde o final dos anos 90, a sua adoção em larga escala nos mais diversos setores da economia, da mineração à siderurgia, da agricultura ao processamento de alimentos, da logística ao varejo, do transporte à cadeia de distribuição, do controle de acesso ao gerenciamento de ativos.

A ACURA ainda tem forte presença no setor de ITS (Intelligent Transportation Systems), liderando no fornecimento de leitoras RFID para sistemas de pedágio. Promotora de novas tecnologias, inovadora, ágil e com foco na viabilidade dos projetos de vanguarda.

RFID para eventos ao vivo: benefícios e casos de uso do gerenciamento de multidões

Os eventos ao vivo são um grande negócio e os gastos dos participantes com viagens e hospitalidade podem até influenciar as economias nacionais. A taxa de inflação mais elevada na Suécia foi atribuída ao  concerto de Beyoncé em Estocolmo, em Maio passado, porque os hotéis e restaurantes aumentaram os preços para lucrar com o afluxo de fãs estrangeiros.

Espera-se que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 atraiam 3 milhões de visitantes adicionais a Paris e  15 milhões de visitantes a França , trazendo mais 4 mil milhões de euros em gastos turísticos.


Além de atrair milhares de milhões de dólares turísticos, patrocínios e investimentos em infra-estruturas, os principais eventos desportivos e musicais são uma fonte de orgulho nacional e constituem uma parte fundamental da identidade cultural. O evento do Super Bowl atraiu  61.629 torcedores ao estádio Allegiant, em Las Vegas, em 2024, e 123,4 milhões de telespectadores.

Estima-se que o festival britânico de Glastonbury  contribua com £100 milhões para a economia local. Na verdade, a marca de botas Wellington de 160 anos, Hunter, citou o cancelamento em 2020 do notoriamente lamacento festival de música ao ar livre quando entrou  com pedido de administração em junho de 2023.

Não é nenhuma surpresa, então, que a indústria global de eventos esteja prevista para atingir US$ 1.552,9 bilhões até 2028 e  US$ 2.972,4 bilhões até 2031 , com uma taxa composta de crescimento anual de 13,7%. 

No entanto, organizar eventos ao vivo em grande escala é uma tarefa enorme. A primeira e principal preocupação é sempre a segurança pública. Os organizadores estão cada vez mais recorrendo à tecnologia para manter o equilíbrio entre proporcionar um evento seguro e um que atenda às expectativas crescentes de uma excelente experiência do cliente.

Gestão de multidões e segurança

A superlotação representa um grande risco para a segurança do evento, por isso é vital que os organizadores sejam capazes de controlar o número de pessoas que entram no local.

Eventos de alto valor podem atrair falsificadores. O combate à fraude de bilhetes ajuda a prevenir a superlotação e a manter seguros os verdadeiros titulares de bilhetes.

Os procedimentos de resposta a emergências e evacuação devem ser firmemente estabelecidos com antecedência. Ter uma visibilidade clara do número e da localização dos participantes do evento no local  auxilia na reunião eficiente , economizando segundos vitais.

Como o RFID apoia o gerenciamento de multidões 

Em 1989, 97 torcedores do clube de futebol Liverpool morreram devido a ferimentos por esmagamento depois que um portão principal foi aberto e a multidão invadiu as arquibancadas do estádio de Hillsborough. Este incidente angustiante sublinha o quão vital é para os organizadores do evento garantir que apenas os titulares de bilhetes válidos sejam autorizados a entrar em locais com capacidade limitada.

Garantir a entrada e saída segura de centenas de milhares de pessoas em um local é responsabilidade primária de qualquer organizador de evento. Catracas eletrônicas – contendo leitores de bilhetes de alto desempenho  que são versáteis o suficiente para ler códigos de barras, RFID, NFC móvel ou bilhetes e pulseiras cEMV – permitem que grandes volumes de pessoas sejam digitalizados de forma rápida e eficiente. Isto combate a fraude de bilhetes e evita a superlotação perigosa, permitindo apenas a passagem de titulares de bilhetes genuínos, de forma controlada e segura.

Esses sistemas “bancavam” instantaneamente os tickets para evitar que as pessoas tivessem acesso com duplicatas. Isto combate a perigosa superlotação que pode ocorrer quando os bilhetes são verificados manualmente, os funcionários do portão ficam sobrecarregados e múltiplas falsificações escapam. 


Números precisos de participantes auxiliam na resposta de emergência

No caso de uma emergência, como um incêndio no local, é fundamental que a evacuação seja tranquila e rápida e que todos possam ser atendidos nos pontos de encontro designados. Dados de controle de acesso, etiquetas RFID vestíveis e  beacons Bluetooth® Low Energy oferecem um sistema preciso de localização em tempo real para participantes do evento e funcionários do local, permitindo que equipes de emergência avaliem rapidamente se alguém ainda está dentro do local e precisa de assistência.

Usando RFID para aumentar a receita

Além dos benefícios de segurança, os leitores RFID nos pontos de entrada permitem um controle de acesso fácil e eficiente para centenas de milhares de participantes. Isso permite que fãs ansiosos entrem no local mais rapidamente, dando-lhes mais tempo para fazer compras adicionais de comida, bebida e mercadorias antes do início do show.

Com os  sistemas de suporte adequados , os torcedores também podem usar pulseiras e ingressos RFID para fazer pagamentos eletrônicos de mercadorias, bebidas e alimentos, simplesmente tocando sua pulseira, ingresso ou dispositivo móvel em um leitor no balcão de atendimento.

Ao mesmo tempo em que tornam as transações mais convenientes para os participantes do evento, os pagamentos sem contato, habilitados por soluções Bluetooth, NFC e RFID, permitem que os organizadores obtenham visibilidade das vendas de fornecedores terceirizados de catering e de bebidas, para que possam prever com precisão os requisitos de catering para eventos subsequentes.

O Hipódromo de Chester é o local de corridas de cavalos mais antigo do mundo, mas implementou uma das mais modernas plataformas de controle de acesso e gerenciamento de eventos. O  sistema inteligente de gerenciamento de controle de acesso e emissão de bilhetes eletrônicos combina leitores RFID portáteis, leitores de código de barras móveis e fichas eletrônicas de alimentos e bebidas, que podem ser resgatadas por funcionários e convidados. O sistema tornou a verificação de bilhetes mais eficiente, melhorou a experiência do cliente, melhorou o envolvimento e aumentou as receitas no autódromo.

Os benefícios de ter uma  plataforma integrada de gerenciamento de eventos incluem:

  • Gerenciamento de controle de acesso compatível com diversas tecnologias sem contato
  • Segurança aprimorada
  • Menos fraude de ingressos
  • Visibilidade em tempo real do número de multidões
  • Suporte para pagamento sem contato (mais conveniente para os fãs e aumenta os gastos no local)
  • Melhor experiência do cliente
  • Aumento da receita
  • Maior envolvimento do cliente
  • Ingressos personalizados que se transformam em souvenirs pós-evento
  • Análise de eventos para auxiliar no planejamento de eventos futuros

RFID e medo de perder (FOMO) – Aproveitando as mídias sociais para impulsionar as vendas futuras

Os principais organizadores de eventos permitem que os fãs usem seu ingresso, dispositivo móvel NFC ou pulseira habilitada para RFID para fazer check-in em vários pontos de um festival ou exposição e compartilhar sua experiência com seus amigos nas redes sociais. Essa publicidade gerada pelo usuário cria buzz adicional em torno do evento para atrair futuros participantes. 

Para tornar a experiência mais divertida e interativa, algumas instalações artísticas utilizam RFID para desencadear efeitos adicionais, como luz, som, música, vídeo ou informações de fundo sobre o artista, sempre que os participantes tocam o seu bilhete RFID num leitor.

Aplicando RFID para aumentar o envolvimento do espectador

RFID oferece inúmeras aplicações para aumentar a segurança, as vendas e o envolvimento dos participantes do evento.

Tradicionalmente usado para rastreamento de ativos industriais, o RFID está agora sendo aplicado para permitir que os fãs de golfe indoor meçam a localização e a velocidade de cada bola, para que possam registrar automaticamente a pontuação do jogo enquanto disputam com seus amigos.

Para fãs de esportes de poltrona, o RFID oferece recursos de rastreamento ao vivo que permitem análises emocionantes no jogo. Agregar valor à cobertura ao vivo de eventos pode aumentar as receitas de assinaturas de transmissão ao vivo.

Por exemplo,  a tecnologia Quuppa suporta sistemas de localização em tempo real (RTLS) altamente precisos em muitas aplicações industriais. Essa precisão de rastreamento de localização também foi aplicada por organizadores de eventos esportivos para melhorar a cobertura ao vivo de partidas de hóquei no gelo. O Quuppa, combinado com a tecnologia RFID, é extremamente eficaz para rastrear discos de hóquei no gelo à medida que eles percorrem a superfície na velocidade da luz, permitindo que os espectadores em casa vejam exatamente onde o disco está. 

Etiquetas RFID e habilitadas para Quuppa no disco e nas camisas dos jogadores são rastreadas por leitores no teto da arena. Isso permite que as emissoras forneçam análises ao vivo dos jogadores que fizeram mais passes, da velocidade e da posição atual do disco e de qual time está controlando o jogo.

Conclusão

Uma plataforma robusta  de gerenciamento de eventos que suporta múltiplas tecnologias RTLS melhora a segurança, aumentando a eficiência do controle de acesso, evitando gargalos nas catracas e prevenindo a superlotação no local. 

O controle de acesso suave e eficiente também apoia a lucratividade, permitindo aos fãs tempo suficiente para fazer compras adicionais no local antes do início do show. 

Da mesma forma, ao suportar pagamentos sem contacto através de comunicações de campo próximo (NFC) em dispositivos móveis ou pulseiras pré-pagas, os fãs podem passar menos tempo em filas e mais tempo a desfrutar da ação e a partilhar a experiência com outros fãs nas redes sociais.

Ao combinar perfeitamente as tecnologias RFID, código de barras, cEMV e NFC para controle de acesso, emissão de bilhetes eletrônicos e pagamentos eletrônicos, os organizadores de eventos podem navegar na linha tênue entre manter os fãs seguros e manter as coisas divertidas, que é o que as pessoas estão pagando.

Acura, parte da HID, colabora com Von Braun Labs e #Data para desenvolver um ASIC baseado em RISC-V para controle de acesso e pedágio de fluxo livre

São Paulo, 26 de setembro de 2023

O cenário global atual está saturado de sistemas de controle de acesso. A Acura, parte da HID, está unindo forças com o von Braun Labs para projetar um novo chip semicondutor para este segmento de mercado. O projeto, inteiramente enraizado no Brasil, aproveitará a plataforma EDA #Data ChipInventor e ferramentas de fabricação. O objetivo é projetar um microprocessador compatível com RISC-V, visando diminuir substancialmente os custos associados à implementação de plataformas tecnológicas simultâneas de cobrança eletrônica de pedágio e controle de acesso em diversas aplicações.

A implementação inicial desta solução atenderá às iniciativas de Free-Flow / Open-Road Tolling, estabelecendo uma referência global para Operadores de Serviços, Integradores de Sistemas e Empresas de Infraestrutura nos domínios de Transporte e Mobilidade.

ChipInventor, uma ferramenta de design de semicondutores baseada em nuvem, utiliza a linguagem visual exclusiva #Data. Isso permite o design de chips por meio de uma metodologia visual colaborativa baseada em blocos. Além de facilitar o design on-line rápido e eficiente de semicondutores – desde ASICs rudimentares até processadores abrangentes, como microprocessadores RISC-V – o ChipInventor também suporta simulação, prototipagem de placas FPGA e síntese de arquivos finais para fabricação de chips. A plataforma vem com compiladores e conjuntos de ferramentas fáceis de usar para o desenvolvimento de software de dispositivos RISC-V, tornando-a a escolha ideal para profissionais e novatos. Também é adequado para programas de treinamento de semicondutores.

O RISC-V ISA fornece uma base estável para tais produtos, e sua natureza de padrão aberto demonstra sua confiabilidade para iniciativas incorporadas emergentes.

Sobre os Colaboradores:

Acura : parte da HID, líder mundial em IoT, tecnologias de mobilidade e identificação, é fabricante líder de produtos RFID, visando principalmente empresas, indústria, logística, transporte, varejo, petróleo, mineração, aço, entre outros setores, para grandes empresas. dimensionar clientes por meio de uma rede de parceiros qualificados e integradores de sistemas.

#Data:  Uma empresa brasileira na vanguarda dos serviços de semicondutores, oferecendo soluções exclusivas como “Semiconductor as a Service”. Notavelmente, #Data é a única empresa brasileira afiliada à RISC-V International como membro estratégico e surgiu do von Braun Labs.

Laboratórios Wernher Von Braun para Pesquisa Avançada:  Uma distinta entidade privada sem fins lucrativos, o von Braun Labs fornece serviços de P&D e inovação de alto nível para empresas e instituições governamentais. Com reputação de gerar resultados impactantes em áreas como IoT, mobilidade, design de semicondutores, sistemas em nuvem e muito mais, eles são membros reconhecidos da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Wernher Von Braun Labs é membro da comunidade RISC-V International.

logo-novo A ACURA é a pioneira no mercado de Identificação por Radio Frequência (RFID) no Brasil e América Latina, e tem desbravado com sucesso, desde o final dos anos 90, a sua adoção em larga escala nos mais diversos setores da economia, da mineração à siderurgia, da agricultura ao processamento de alimentos, da logística ao varejo, do transporte à cadeia de distribuição, do controle de acesso ao gerenciamento de ativos.

A ACURA ainda tem forte presença no setor de ITS (Intelligent Transportation Systems), liderando no fornecimento de leitoras RFID para sistemas de pedágio. Promotora de novas tecnologias, inovadora, ágil e com foco na viabilidade dos projetos de vanguarda.