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Descubra o que é omnichannel e a importância dele para seu negócio

Descubra o que é omnichannel e a importância dele para seu negócio

Obter êxito na experiência do usuário é algo que toda empresa procura, ou deveria procurar. Investir no cliente, em tecnologia e inovação são pontos essenciais que garantem que a empresa tenha sucesso diante dessa transformação digital que temos vivido.

Com a chegada da pandemia em 2020 esse processo evoluiu mais rápido, e é difícil não escutarmos uma empresa falar sobre a necessidade de trazer um ambiente omnichannel para dentro de seus processos.

Mas afinal, você sabe o que é omnichannel, porque ele está tão forte e como esse tipo de inovação irá ajudar a sua empresa?

Preparamos um artigo completo te explicando tudo sobre. Leia até o final!

O que é omnichannel?

Para alguns, o nome já é bem comum: omnichannel, multicanais. Definição? Ter sua empresa trabalhando em vários canais, ligando o ambiente online e offline, o chamado onlife.

Indo um pouco mais a fundo, essa tecnologia é responsável por integrar um ambiente online a um ambiente offline, fazendo com que ambos transmitam uma experiência 360º para o usuário. Não são desconexos, ambos são integrados e se complementam.

O conceito omnichannel está relacionado à ideia de que, independentemente do canal, sua empresa deve oferecer uma mensagem relevante para todos os clientes, em toda a jornada de compra em que ele se encontra.

Mudança do perfil dos consumidores

Você deve estar se perguntando porque essa necessidade, já que antes era possível ter algo separado. Em suma, o perfil dos consumidores sempre está em mudança, mas no último ano, a preferência dele mudou drasticamente.

Hoje o cliente quer um atendimento personalizado, sem ter que ficar em filas, ou provando roupas dentro de um provador.

A experiência do cliente é ponto chave para aumentar a receita da empresa. Cliente feliz, compra mais de uma vez e indica para amigos.

Como implementar omnichannel?

Agora que você já sabe o que é omnichannel e a importância dele para o seu negócio, é hora de entender na prática como funciona.

Vamos imaginar que você tem uma loja física que vende produtos e o único método de contato do seu cliente com você é por meio de telefone ou indo até a loja.

A ideia do omnichannel é justamente mudar isso. Então a primeira coisa é fazer uma pesquisa de campo com seus clientes e entender quais tecnologias e inovações fazem sentido para seu negócio.

Pode ser uma loja on-line, uma presença forte do comercial para compras diretamente nas redes sociais, ou até mesmo implementando tecnologia dentro do seu espaço. Tecnologias como RFID, NFC, machine learning e ações com biometria podem ser uma ótima opção de cultivar esses clientes.

Minha empresa pode adotar a estratégia?

Nós citamos acima o exemplo de uma loja física, mas independente do setor que você atua, pode (e deve) utilizar omnichannel na sua estratégia. Indústrias, varejos, logísticas, e-commerce; todas as áreas precisam pensar na experiência do cliente em primeiro lugar é nesse ponto que entra a estratégia omnichannel.

Abaixo, listamos 5 motivos para você entender de uma vez por todas como pode implementar e quão importante válido essa estratégia é.

#1 – Experiência do usuário

Já dissemos algumas vezes durante o artigo que o ponto principal é a experiência do usuário, e tornamos a repetir.

Você precisa estar online de todas as formas, ter uma presença 360 do seu negócio, e trazer experiências únicas para o seu cliente, assim você garante o retorno em vendas.

#2 – Automação de processos

Outro ponto alto ao implementar omnichannel é optar por investir em automação de processos. Contar estoque, fazer inventário e ter localização exata dos produtos não é algo que deva ser feito manualmente.

Hoje você pode contar com a tecnologia RFID, que te permite realizar esses processos em questões de minutos, e não horas como demoraria ao realizar da forma tradicional.

E como isso impacta no cliente? Processos mais ágeis te passam um panorama em tempo real do seu negócio, e você consegue dar uma resposta na mesma hora para quem deseja saber mais sobre seu produto ou serviço.

#3 – Gestão de negócios

E se engana quem pensa que o omnichannel ajuda só para o cliente. Ele é uma ótima maneira de você ter uma gestão impecável do seu negócio.

Investindo em tecnologia, com foco no cliente e em melhorias internas, seu colaborador fica mais feliz em trabalhar, e além disso, te permite investir em funções processos que façam a diferença no seu negócio e não em trabalhos repetitivos.

#4 – Melhoria na taxa de recompra

E por último e não menos importante, outra vantagem de você apostar nessa estratégia é a melhoria que ela pode trazer nos seus resultados finais.

Afinal, quanto melhor a experiência, mais essa pessoa tende a comprar ou recomendar seu produto, melhorando seu ROI do ano.

E aí, está esperando o que para implementar omnichannel no seu negócio? Fale conosco, quando o assunto é tecnologia a ACURA está pronta para te ajudar!

Tags: Artigos, Sistemas RFID, Fevereiro, Blog Ano, Sistema RFID, 2021

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