SINIAV

Siniav

O SINIAV (Sistema de Identificação Automática de Veículos) é uma iniciativa do Governo Federal coordenado pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) tem por grande objetivo melhorar o tráfego de veículos nas grandes cidades brasileiras. Para isso, existem os processos de fiscalização, controle da frota circulante do Brasil, cobrança de pedágios eletronicamente, melhoraria o fluxo de tráfego, a mobilidade e a segurança, principalmente nas grandes cidades, através da identificação eletrônica dos veículos por RFID na frequência 915Mhz. O trânsito tem sido um dos principais problemas nas metrópoles do Brasil. Os engarrafamentos ou congestionamentos ainda são os mais comentados, mas não podemos esquecer dos problemas que existem em todo o sistema de transporte, aqui representados com roubos de carga e de veículos particulares, filas nos pedágios e falta de segurança no trânsito.

Este sistema prevê a inserção de chips eletrônicos nos veículos para que os mesmos sejam identificados e rastreados, de forma eletrônica, por antenas estrategicamente colocadas nas cidades. Tais antenas enviarão informações para as centrais de processamento que irão verificar a situação do veículo analisado, tais como clonagem de veículos, multas, licenciamento e IPVA. Com o funcionamento do projeto de forma positiva, em breve teremos mais tranquilidade ao trafegar pelas ruas e avenidas das grandes cidades. Além da diminuição dos congestionamentos, será possível gerenciar melhor o tráfego de veículos e preparar as vias para suportar os crescentes volumes no fluxo de veículos, tanto dentro das cidades quanto nas estradas.

Os leitores RFID com protocolo IAV DENATRAN G0 (ARTEFATO também é requerido), instalados em praças de pedágios, pórticos nas rodovias, postes e colunas das vias urbanas, coletarão as informações da placa, chassi, modelo e fabricação para as centrais de processamento que irão localizar e rastrear os veículos com tratamento especial, roubados, clonados, irregulares ou sem condições de uso, gerenciar congestionamentos, controlar a emissão de poluentes, fiscalizar, entre inúmeras outras possibilidades para a melhoria da qualidade de vida. O SINIAV prevê integração com o Sistema Ponto a Ponto do Estado de São Paulo e com o projeto Brasil ID e prevê o uso da tecnologia por empresas particulares em convenio com o Denatran. Esta integração preserva o investimento através do compartilhamento da infraestrutura.


  • Localização

  • Avenida Antártico, 381, 14°andar
  • São Bernardo do Campo, São Paulo - SP
  • CEP: 09726-150