Blog

Sua empresa vai inovar? Confira os 5 erros mais comuns ao investir em tecnologia

Sua empresa vai inovar? Confira os 5 erros mais comuns ao investir em tecnologia

Muito empreendedor já entendeu a importância de investir em tecnologia, e tem buscado desesperadamente pela implementação de inovação em sua empresa. O problema começa quando esses empreendedores não pesquisam os perigos e erros mais comuns que algumas empresas possam ter ao investir em tecnologia.

Mas não se preocupe, viemos aqui te ajudar e te mostrar os 5 erros mais comuns ao investir em tecnologia, confira!

5 erros ao investir em tecnologia

#1 Não ter infraestrutura tecnológica no espaço

Um erro que os empresários cometem na hora de investir em tecnologia, é não ter um planejamento interno antes de contratar determinado projeto tecnológico, e só depois começar a ver que não tinha infraestrutura básica para começar esse projeto.

Antes de fechar qualquer contrato, lembre-se de olhar para o seu ambiente interno e caso não tenha, crie uma infraestrutura básica de TI no seu espaço, observando se suas redes estão de acordo com o projeto tecnológico que pretende implantar.

#2 Não ter um profissional experiente no assunto para tocar o projeto

Outro erro que acontece muito é a empresa decidir que precisa investir em tecnologia, mas não possuir nenhum profissional interno que entenda sobre o assunto, e que sirva de meio campo entre a empresa e a implementadora.

É interessante que a empresa tenha autonomia para operar as tecnologias dentro da empresa, sem que dependa 100% da implementadora.

#3 Não saber os dados relevantes que precisa coletar

Esse é um erro muito comum! Pode parecer bobagem, mas muita empresa decide investir em tecnologia simplesmente porque um concorrente decidiu utilizá-la e não separa um tempo para analisar quais dados ele realmente precisa utilizar, e acaba implementando uma tecnologia que não vai causar muito impacto na empresa por não ser a necessidade do momento.

Lembre-se, faça uma análise! Qual a sua dor no momento? Mais agilidade nos processos? Um controle maior do seu estoque? Uma visibilidade de localização do produto real time?

#4 Implementar a tecnologia sem dar o valor que ela traz para a empresa

“Todo mundo está inovando, vou inovar também, vamos inserir alguma tecnologia aqui dentro”. Sim, muitos gestores falam essa frase e não dão nenhum suporte para a área do TI depois que a tecnologia é implantada.

O empresário, por mais que esteja de olho em um todo, precisa entender com calma qual a tecnologia está colocando dentro de sua empresa, e todo o valor e retorno que ela pode trazer. Ter um acompanhamento semanal ou mensal é essencial para entender se determinada tecnologia de fato está ajudando ou não sua empresa.

#5 Achar que a tecnologia é a solução de todos os problemas

Paralelo ao erro anterior que é por dar pouca atenção, esse erro é justamente para aqueles que acham que a tecnologia é a solução de todos os problemas e que no próximo mês ele já vai conseguir cortar custos, diminuir funções e ter um retorno de investimento que multiplica facilmente.

Não é bem assim que acontece, lógico, a tecnologia tende a ajudar (e muito) no quesito de redução de custos, mas a empresa gira em torno do seu produto final, então tenha muita ciência que a tecnologia vem como um bônus para trazer uma experiência única para seu usuário final e não para resolver todos seus problemas.

#6 (BÔNUS) Invista em marcas de tecnologias conhecidas do mercado!

Na hora de investir em tecnologia, escolha uma empresa que seja referência no mercado e que irá te proporcionar os melhores produtos do mercado. Afinal, não basta investir em tecnologia, é preciso investir com quem entenda do assunto!

Compare preços, mas além disso, preste atenção em todos os outros benefícios que determinada marca tecnologia irá te trazer.

E cá entre nós, você provavelmente já conhece nossos produtos, não é mesmo? A ACURA está presente na América Latina desde os anos 90, e tem forte presença em diversos setores como: segurança, indústria, varejo, sistemas de pedágios e muito mais. Fale com um de nossos atendentes e saiba como podemos te ajudar!

Tags: Artigos, Sistemas RFID, Janeiro, Blog Ano, Sistema RFID, 2021


  • Localização

  • Avenida Antártico, 381, 14°andar
  • CEP: 09726-150 - Comercial / Engenharia / Expedição / Assistência Técnica
  • São Bernardo do Campo, São Paulo - SP